%

Preparado como Físico

%

Conhecimentos como Mediador

%

Vontade de estar em sala

%

Dificuldade Pedagógica

Dificuldades pedagógicas estou a enfrentar agora no final de meu curso, onde no último de quatro estágios, estou numa sala onde mal fui apresentado, no dia que fui ministrar aula fui hostilizado pela turma que mesmo repetindo a abordagem do professor, não soube como interagir com a turma, me comportei feio na frente de um aluno e da sala para chamar a atenção e estou me sentindo profundamente mal por isso. Diante dessas dificuldades… poderia dizer que não queria entrar na sala de aula nunca mais…

… entretanto, me considero um bom professor, conheço minhas abordagens, não poderia “mentir” quem sou. Mas quem sou eu? Simples, um professor diferente de Física, que não a interpreta como uma disciplina que serve como complemento de matemática, mas sim de aprendizado sobre os fenômenos da natureza, estudando as relações entre matéria e energia, apresentando diálogos, construindo experimentos de baixo custo, introduzindo tecnologias, utilizando do conhecimento obtido sobre Pedagogia Waldorf… Onde será que me perdi?

Acredito sinceramente que me perdi ao tentar ser o que o professor é apenas por que ele estava me avaliando. Aquele era o seu jeito, ele construiu a disciplina para ser apresentada dessa maneira, por ele e a turma está tão acostumada com ele, que nenhum estranho, mesmo que fosse apresentado anteriormente, poderá substituí-lo. A disciplina de Física, para ele que está a 20 anos mediando e sendo um bom professor a sua maneira que utiliza apenas da matemática em suas aulas, está moldada desta maneira, nada que eu tente de novo será bem visto por ele ou por sua turma que já está encaminhada dessa forma, ou poderá ser apenas um medo meu a partir de minhas observações.

No momento que eu não precisar mais ser avaliado, as práticas e abordagens que usarei serão moldadas durante os anos e isso me tornará um professor melhor e realmente preocupado, com que mesmo no EJA, os alunos entendam a natureza e não apenas equações e mais equações.

Confesso que esse final de semana fiquei tentado a largar o meu estágio e talvez estender meu curso por mais um semestre, mas isso não ocorrerá pois tenho que me livrar destes fantasmas o mais rápido possível para realmente atuar como eu acredito. Caso você esteja com reflexões ou problemas similares aos meus, não se deixe levar por maus pensamentos e acredite que você pode ser melhor todo dia e esta é apenas uma fase de sua formação e você deve levar toda essa situação como uma ou várias lições.

Free WordPress Themes, Free Android Games